segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Reduzir



Ultimamente tenho pensado muito em sustentabilidade, um dos motivos é o meu trabalho atual que é super focado nisso, e com essa minha necessidade há alguns meses de organizar as minhas coisas (meu quarto, minha casa... etc). Meu novo "mantra" é Reduza, reutilize e recicle!
E por conta disso percebi que o meu consumo desenfreado gerou a bagunça, eu simplesmente não tinha espaço pra guardar tanta coisa, na verdade minhas coisas não tinham seu espaço certo, numa organização não adianta ter tudo arrumadinho.. arrumação é diferente de organização, na arrumação tudo fica ali escondidinho... mas muita vezes você não lembra onde "escondeu/guardou" determinada coisa, ser organizado é saber exatamente onde essas "coisas" estão. Organizar tudo demanda tempo e paciência, e acima de tudo descobrir o que gerou tanta bagunça. No meu caso o consumo desenfreado... a primeira coisa que eu fiz foi assumir um pedacinho do quarto por vez... descartar (leia-se doar o que tem que ser doado, etc) e depois ir arrumando tudo num lugarzinho certo... mas pra ter um lugarzinho certo.. com o monte de coisas que eu tenho, tive que comprar uma cômoda, um sapateria grande, um carrinho para o banheiro e mais um monte de "coisinhas" organizadoras pra colocar tudo no lugar... Ok, olha o consumo aqui outra vez, mas do contrário foi totalmente consciente, pois essas coisas eram realmente necessárias, e assim pude ver claramente o tanto de coisas que eu tenho sobrando... de qualquer forma isso me deixa mais certa que eu preciso REDUZIR!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ju, tenho pensado mt nisso. As vezes tenho um ataque besta de consumismo mas percebi que a gente não precisa consumir tanto pra ser feliz, viu?